quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ações motivacionais


Que todo mundo tem seus problemas pessoais, isso todo mundo sabe. Porem cada empresa ira tratar o assunto de sua maneira. Alguns lideres simplesmente irão ignorar o problema daquele funcionário acreditando que o seu problema não afetara nos resultados da equipe e consequentemente no resultado da empresa como um todo. No mundo perfeito os problemas pessoais jamais iriam influenciar na vida profissional ou vice versa. Só que todos têm ciência que isso não acontece, infelizmente.
Claro que o correto a ser feito em relação a isso, é não deixar que problemas pessoais passem a ser frequentes no dia-a-dia profissional.
Todavia há no mercado de trabalho aqueles lideres onde buscam ajudar seus funcionários até onde podem, pois esses sim têm a ciência que o ajudando, seu desempenho na empresa ira aumentar.
E para dar esse up na vida do funcionário, pode ocorrer de várias formas como, por exemplo, um bate papo, combinar um happy hour para ver se em um ambiente diferente da empresa ele consegue tratar melhor sobre o assunto, ou esse problema pode ser disseminado com dinâmicas e/ou palestras motivacionais.
A vantagem de fazer essas ações dentro da empresa é que alem de ajudar na solução do problema motivacional daquele funcionário, o espírito de equipe aumenta muito.
Isso é algo que ao parecer pode ser complicado, mas analisando corretamente, pode solucionar o problema.
Só que cuidado, não pense que motivar ira solucionar os problemas. Naquele momento irá “solucionar”, porem em médio prazo aquele problema poderá repetir e se não for tomada outra providencia, o problema será apenas prolongado e nunca solucionado. 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ser competente ou ser herói?

Atualmente há uma tendência no mercado de trabalho onde todos devem ser extremamente centrados e corretos, porém para uma empresa “andar para frente” é necessário haja momentos em que fará o incerto e o duvidoso.
É comum hoje em dia numa reunião alguém transferir a responsabilidade para outra pessoa e falar “a empresa deveria agir de uma forma X, Y ou Z”. É a típica pessoa onde apenas aponta o defeito, mas nunca traz a solução. Hoje em dia é preciso que as pessoas quebrem esse paradigma de pensar que apenas seus superiores devem delegar funções a elas.
Se pararmos para interpretar a palavra competência de uma forma mais habitual, trazemos o resultado que “uma pessoa competente é aquela que busca sempre dominar o assunto no qual esta trabalhando, e que também saiba aplicá-los de modo pertinente a situação.” E no caso da palavra herói podemos entender que "Herói é uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica".
Com base nessas duas interpretações podemos tirar uma conclusão de que a maioria das pessoas se prendem mais em ser competentes do que heróis. Ser herói não significa ter super poderes ou fraqueza por kriptonita e sim conseguir superar os desafios que irão enfrentar no dia-a-dia de uma forma criativa.
Hoje o que você busca é viver sempre na mesmice ou ser criativo? Arriscar ou acomodar-se? Ser competente ou herói?

quarta-feira, 30 de março de 2011

O repertório de uso do twitter e como se comportar sem perder o emprego

Tome nota, mas o melhor mesmo é saber usar:


# ou hashtags - no Twitter o emprego do símbolo # (também chamado de hashtag) antes de uma palavra serve para identificar o assunto do tweet.

@ – símbolo usado antes do nome de algum usuário para direcionar a mensagem a ele ou para se referir a ele.

baleiar – verbo criado a partir das sucessivas vezes em que o Twitter saía do ar e no lugar aparecia a imagem de uma baleia. Sinônimo aproximado de “sair do ar”.

Fail Whale – baleia simpática que costuma aparecer quando o Twitter sai fora do ar. Saiba mais aqui.

follow – termo em inglês que significa “seguir” alguém.

follower – termo em ingles para “seguidor”, ou seja, todos os contatos que acompanham as atualizações de alguém.

following - termo em inglês para “seguindo”, ou seja, todos os contatos que são acompanhados por alguém.

Twerd - um twitteiro nerd (por exemplo, alguém que contribui para um dicionário de termos do Twitter)

Twitiqueta - Twitter + Etiqueta: as regras relativamente não escritas de conduta no Twitter

atwração - paixão (intelecual ou física) por um amigo twitteiro.

egotwistico - tendência a falar excessivamente sobre si mesmo no Twitter

RT – reweet – twittar conteúdo postado por outros usuários. (Outras variações: ret., retwitt)

twammer - Twitter + spammer (alguém que segue muitas pessoas e posta atualizacoes com links para sites de spam)

twídia – mídia com presença no Twitter

tweet ou twittada – nome dado a cada mensagem postada no Twitter

twittar - verbo, ação ou efeito de postar alguma coisa no Twitter

twitteiro - usuário do Twitter

twequilíbrio - quando o número de followers e following é praticamente o mesmo
Twerminologia - o estudo da terminologia do Twitter
Twestival - vide post
 

twewbie - um novato no twitter (newbie)
twittervista - entrevista feita através do twitter
twirtar - a arte de flertar através do Twitter

twitteratura - literatura no Twitter
twistórico - o conjunto de atualizações de um determinado usuário
twinfluenciador - um usuário do twitter que influencia outras pessoas

twitterholic - viciado em Twitter
twittersação - conversação realizada através do Twitter
Twitterverse, twittersphere ou twittosfera – o conjunto de todos os twitteiros, como na blogosfera

twincidência - quando uma coincidência acontece no Twitter, como no caso de dois ou mais usuários postarem sobre a mesma coisa simultaneamente.
track - ferramenta do Twitter que permite (permitia?) acompanhar determinadas tags do Twitter por ferramentas como Google Talk ou celular. Para parar de acompanhar alguma tag, é preciso usar o código untrack.

Além dos termos, note a seguir, no texto de Rui Maciel, do IDG Now!, cinco quesitos fundamentais no que diz respeito a comportamento pessoal no twitter:

1. Não aborde questões internas da empresa
O ponto de partida, segundo André de Abreu, gestor da MWeb, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations – divisão da Máquina da Notícia - , é o usuário observar, a partir do momento em que ele abre uma conta no Twitter, que a linha entre dois aspectos de sua vida - o pessoal e o profissional - torna-se muito tênue. Logo, é recomendável que a pessoa evite divulgar informações delicadas sobre a organização (questões internas, por exemplo). E, se o fizer, que sejam dados  de caráter público, diz Abreu.

2.  Que fique claro: o Twitter é um ambiente público
Antes de tuitar,  você deve discernir o que falaria em público e o que comentaria apenas em ambientes privados. Além de a mensagem ficar registrada – mesmo que seja apagada, alguém pode copiar a tela com a mensagem e repassá-la -, a grande  visibilidade do Twitter amplifica a repercussão do que é escrito. Isso quer dizer que você tem de pensar bem antes de escrever qualquer mensagem no microblog. E nunca digitar no calor do momento, sob o risco de ser mal interpretado.

3. Evite colocar seu cargo na empresa para a qual trabalha
Uma vez que a sua empregadora se julgar atingida por sua postura nas redes sociais, ela pode demiti-lo, alerta Vivian Pratti, advogada do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados. E, se você se identificar no microblog com o cargo que ocupa na empresa, abre-se a brecha para uma possível demissão por justa causa, pois a companhia pode alegar que houve vínculo direto com ela. Portanto, se o seu perfil não for criado especificamente com a intenção de ser corporativo, é melhor não se apresentar como profissional de uma companhia. 
   
4. Evite falar mal das empresas concorrentes
Segundo Manoel Fernandes, diretor da Bites, consultoria de planejamento estratégico em redes sociais, não é de bom-tom criticar concorrentes da empresa para a qual você trabalha. Isso pode criar uma saia justa na organização, principalmente pelo fato de que, no Twitter, a diferença entre o pessoal e o profissional se dilui – uma palavra sua pode ser vista como uma visão da companhia.

5. Cuidado com comentários sobre temas polêmicos
O Twitter é um meio excelente para difundir informação e troca de opiniões sobre diversos assuntos. Mas é sempre bom tomar cuidados com comentários temas espinhosos, como religião, política e opções sexuais, apenas para citar alguns exemplos.

terça-feira, 29 de março de 2011

Na busca de melhorias na vida entenda o mundo das ideias

A frase a seguir está na reportagem "O profeta da comunicação", do caderno de cultura do jornal Valor Econômico, edição 2722: "Nunca paramos de interferir drasticamente sobre nós mesmos por meio de toda tecnologia a que nos agarramos. Estamos sempre desorganizando absolutamente a nossa vida".

Essa frase foi dita há mais de 50 anos, muito antes do surgimento da internet. A bordo das nascentes tecnologias já então desejadas, o canadense Marshall McLuhan disse que vivíamos numa "aldeia global" e desenvolveu a ideia de que o tipo de mecanismo que usamos para nos comunicar acaba sendo a característica principal da ideia. Ou seja, se você usa a televisão como meio de informação só irá compreender partes do mundo real, porque dependerá somente de mecanismos de imagens para formar conceitos.

O executivo Jeff Gomez, presidente de um empresa que emprega milhares de pessoas no ramo do entretenimento resumiu bem a história: "McLuhan estava mais certo do que a maioria de nós. O meio é a mensagem e precisamos saber desenvolver o conteúdo de acordo com o meio. Quem não está conseguindo realizar isso está fracassando".

Ele vai mais longe: "Até o momento, a internet vem sendo utilizada como se fosse televisão. Milhões de dólares estão sendo desperdiçados. Precisamos entender a linguagem da internet".

Somos uma escola que conhece as novas mídias e se preocupa em preparar gente para ampliar as possibilidades de realização pessoal. Leia com atenção a reportagem. Divulgue suas ideias e esclareça suas dúvidas. "O meio é a mensagem".

sexta-feira, 25 de março de 2011

Quem se qualifica cresce e aparece

Eles descobriram que o mercado também comporta clientes pequenos, sem grandes orçamentos. Tinham uma boa base, já eram até donos de agência. E aí começaram praticamente de novo, mas não do zero.

Hoje são notícia em vários veículos de comunicação.

Trata-se de Gustavo Mota e João Paulo Coelho, da Young Media (em inglês Meio Jovem). Segundo o jornal Brasil Econômico, eles ainda não têm concorrentes no Brasil.  Basicamente, o que eles fazem é construir pontes entre aqueles que criam e aqueles que precisam da criação de "logos",  uma imagem que dá vida ao nome de uma empresa.

Entenda melhor essa história de iniciativa e simplicidade na busca de soluções: Leia : http://www.brasileconomico.com.br/noticias/agencia-virtual-decola-com-leilao-de-logomarcas_99258.html

quinta-feira, 24 de março de 2011

Coloque um salário no seu plano de marketing pessoal

Cargos e Salários/ Fonte:INFO-online/Portal Rh21
Cargo
Salário (R$)
Júnior
Pleno
Sênior


Administrador de banco de dados (DBA)
3.922,33
5.255,67
8.376,33
Administrador de rede
3.953,71
4.411,43
6.242,86
Analista de dados
3.200,00
4.500,00
6.000,00
Analista de Infra
4.200,00
5.000,00
6.500,00
Analista de microinformática
2.700,00
3.400,00
3.850,00
Analista de negócios
5.096,00
5.675,00
6.033,00
Analista de org. e métodos
2.500,00
4.500,00
5.000,00
Analista de processos
2.500,00
3.200,00
4.500,00
Analista de produção 
3.973,00
4.106,67
5.002,33
Analista de projetos de sistemas 
3.713,67
5.215,33
7.415,33
Analista de segurança de informações
4.406,00
4.588,00
6.488,33
Analista de sistemas 
4.761,33
6.284,33
7.620,33
Analista de sistemas de internet
6.875,00
8.988,00
9.123,00
Analista de suporte de vendas
800,00
1.200,00
1.800,00
Analista de suporte ERP 
2.000,00
3.000,00
4.000,00
Analista de suporte Linux 
1.700,00
4.500,00
7.500,00
Analista de suporte Mainframe  
3.000,00
4.200,00
6.000,00
Analista de suporte Notes 
1.800,00
2.800,00
3.700,00
Analista de suporte Redes 
2.100,00
3.000,00
4.500,00
Analista de suporte técnico
4.208,00
4.505,00
5.056,00
Analista de suporte Unix 
2.500,00
3.200,00
4.500,00
Analista de suporte Windows 
1.000,00
1.500,00
2.000,00
Analista de telecomunicações 
3.608,00
5.725,33
7.992,33
Analista de testes 
2.000,00
3.000,00
4.000,00
Analista programador  mainframe  
2.200,00
3.800,00
5.800,00
Analista programador .NET
2.600,00
4.000,00
5.500,00
Analista programador Abap 
4.200,00
7.200,00
9.500,00
Analista programador ASP 
2.500,00
4.000,00
6.500,00
Analista programador C++ 
3.000,00
4.200,00
7.000,00
Analista programador Delphi 
2.500,00
3.800,00
5.500,00
Analista programador Java 
3.000,00
4.500,00
6.000,00
Analista programador jr. - micro
2.759,00
3.432,00
3.824,00
Analista programador PHP 
3.000,00
4.500,00
6.000,00
Analista programador progress
4.000,00
6.000,00
7.500,00
Analista programador Visual Basic 
2.000,00
3.000,00
4.500,00
Analista segurança de sistemas
4.500,00
6.000,00
7.000,00
Arquiteto de testes
3.000,00
4.200,00
5.500,00
Auditor de sistemas
3.000,00
4.000,00
4.500,00
Chefe de sistemas
7.282,00
8.583,00
11.325,00
Chefe de suporte técnico
6.640,00
8.664,00
12.055,00
Chefe de telecomunicações
6.875,00
11.253,00
12.833,00
Chefe programação de sistemas
7.979,00
8.367,00
10.550,00
Consultor TI especializado
6.057,00
7.725,00
11.034,00
Consultor TI funcional
5.708,00
6.174,00
8.561,00
Coordenador de projetos de sistemas
7.450,00
10.248,00
12.477,00
Coordenador de suporte técnico
4.174,52
5.489,02
7.911,22
Engenheiro de sistemas - software
5.541,00
5.550,00
5.562,00
Engenheiro de telecomunicações
4.485,67
6.421,67
7.934,00
Executivo de contas
20.000,00
23.000,00
26.000,00
Gerente de contas TI
15.000,00
18.000,00
22.000,00
Gerente de e-commerce
13.334,00
15.156,00
20.622,00
Gerente de operação
6.000,00
8.000,00
11.800,00
Gerente de processos
12.000,00
12.500,00
15.000,00
Gerente de produção de operações
6.303,00
8.372,00
12.193,00
Gerente de projetos de sistemas
12.995,00
13.873,00
15.596,00
Gerente de segurança de sistemas sr.
11.060,00
12.192,00
14.333,00
Gerente de sistemas
15.596,00
18.088,00
22.529,00
Gerente de suporte técnico
11.857,00
11.993,00
14.423,00
Gerente de telecomunicações
16.678,00
19.552,00
24.260,00
Operador de computador 
1.954,67
2.381,67
2.934,33
Programador .NET
2.500,00
3.500,00
5.000,00
Programador Abap  
4.000,00
7.000,00
9.000,00
Programador ASP
1.500,00
2.000,00
3.000,00
Programador Delphi 
2.000,00
3.500,00
5.000,00
Programador Java 
2.500,00
3.800,00
5.500,00
Programador Mainframe 
2.000,00
3.500,00
5.000,00
Programador PHP 
2.500,00
3.500,00
5.000,00
Programador Visual Basic 
1.800,00
2.800,00
4.000,00
Técnico de celular
900,00
1.200,00
1.800,00
Técnico de hardware
900,00
1.200,00
1.800,00
Técnico de microinformática
900,00
1.200,00
1.800,00
Técnico de suporte
900,00
1.200,00
1.800,00
Técnico de telecomunicações 
3.072,33
4.323,67
4.955,00
Webdesigner
3.814,00
4.613,00
5.457,00
Webmaster
6.139,00
6.798,00
8.121,00


Fonte: INFO-Online

Postagens

Arquivo do blog