quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Novos recursos formam melhor mão-de-obra

Da série "O apagão do trabalho no Brasil", parte 3


Diretor-executivo
Prepara Osasco Cursos Profissionalizantes

Os tempos modernos já foram duramente criticados, seja pelo que se viu de mal, seja por aquilo que trouxe de bom, mas somente bem tarde foi reconhecido como bom.  

A informática, por exemplo, foi criticada porque tirou, num primeiro momento, vários postos de trabalho, como os revisores de processos e de textos, funções que as máquinas nem sempre fazem melhor.  

Mas aquelas pessoas que perceberam rapidamente o sentido geral do movimento iniciado pela eletrônica, se colocaram em posição de ganho esperando dias melhores. 

E esses dias melhores vieram, mesmo, as máquinas eliminaram, sim, centenas de postos de trabalho, mas também criaram milhares de novos postos, mais livres e mais flexíveis. 

Na Prepara Osasco observamos todo dia o movimento dos alunos que já estão conosco. O início deles é sempre tímido, observador, atento. Mas quando percebem que, no conjunto, o aprendizado se amplia com poucas aulas, logo assumem uma postura de entusiasmo, um entusiasmo meio desconfiado, mas ainda assim entusiasmo.Isso mostra que a consciência pessoal frente ao mundo e frente ao trabalho fará a diferença na colocação e no crescimento profissional.  

Essa consciência precisará ser desenvolvida a níveis bem profundos, pois as máquinas vão exercer controles mais rígidos e será bom ter mente o que significam esses controles.

 Para tomarmos como reflexão mais afastada da nossa realidade vejamos o que diz Cláudia Torres, editora de Novas Tecnologias e Trabalho do Negócios online, de Portugal. Vamos preservar o “sotaque” lusófono até para nos acostumarmos com as interações internacionais: alguém gosta que seu email pessoal seja lido por ter esquecido o correio eletrônico aberto? Por que a empresa gostaria de ter seus dados abertos e expostos a conhecimento de concorrentes e hackers?  

Por isso, tenha em mente uma atitude diante da vida e de sua carreira. Se encontrar uma caixa de correio eletrônico aberta, esquecida pelo colega de trabalho, avise-o sem pensar duas vezes, se ele não estiver presente, minimize a tela de trabalho e chame-o ao celular, ele pode ter algo a ser salvo antes de fechado. É só um começo, mas uma prova de grande consciência pessoal e profissional.

Postagens