quarta-feira, 30 de março de 2011

O repertório de uso do twitter e como se comportar sem perder o emprego

Tome nota, mas o melhor mesmo é saber usar:


# ou hashtags - no Twitter o emprego do símbolo # (também chamado de hashtag) antes de uma palavra serve para identificar o assunto do tweet.

@ – símbolo usado antes do nome de algum usuário para direcionar a mensagem a ele ou para se referir a ele.

baleiar – verbo criado a partir das sucessivas vezes em que o Twitter saía do ar e no lugar aparecia a imagem de uma baleia. Sinônimo aproximado de “sair do ar”.

Fail Whale – baleia simpática que costuma aparecer quando o Twitter sai fora do ar. Saiba mais aqui.

follow – termo em inglês que significa “seguir” alguém.

follower – termo em ingles para “seguidor”, ou seja, todos os contatos que acompanham as atualizações de alguém.

following - termo em inglês para “seguindo”, ou seja, todos os contatos que são acompanhados por alguém.

Twerd - um twitteiro nerd (por exemplo, alguém que contribui para um dicionário de termos do Twitter)

Twitiqueta - Twitter + Etiqueta: as regras relativamente não escritas de conduta no Twitter

atwração - paixão (intelecual ou física) por um amigo twitteiro.

egotwistico - tendência a falar excessivamente sobre si mesmo no Twitter

RT – reweet – twittar conteúdo postado por outros usuários. (Outras variações: ret., retwitt)

twammer - Twitter + spammer (alguém que segue muitas pessoas e posta atualizacoes com links para sites de spam)

twídia – mídia com presença no Twitter

tweet ou twittada – nome dado a cada mensagem postada no Twitter

twittar - verbo, ação ou efeito de postar alguma coisa no Twitter

twitteiro - usuário do Twitter

twequilíbrio - quando o número de followers e following é praticamente o mesmo
Twerminologia - o estudo da terminologia do Twitter
Twestival - vide post
 

twewbie - um novato no twitter (newbie)
twittervista - entrevista feita através do twitter
twirtar - a arte de flertar através do Twitter

twitteratura - literatura no Twitter
twistórico - o conjunto de atualizações de um determinado usuário
twinfluenciador - um usuário do twitter que influencia outras pessoas

twitterholic - viciado em Twitter
twittersação - conversação realizada através do Twitter
Twitterverse, twittersphere ou twittosfera – o conjunto de todos os twitteiros, como na blogosfera

twincidência - quando uma coincidência acontece no Twitter, como no caso de dois ou mais usuários postarem sobre a mesma coisa simultaneamente.
track - ferramenta do Twitter que permite (permitia?) acompanhar determinadas tags do Twitter por ferramentas como Google Talk ou celular. Para parar de acompanhar alguma tag, é preciso usar o código untrack.

Além dos termos, note a seguir, no texto de Rui Maciel, do IDG Now!, cinco quesitos fundamentais no que diz respeito a comportamento pessoal no twitter:

1. Não aborde questões internas da empresa
O ponto de partida, segundo André de Abreu, gestor da MWeb, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations – divisão da Máquina da Notícia - , é o usuário observar, a partir do momento em que ele abre uma conta no Twitter, que a linha entre dois aspectos de sua vida - o pessoal e o profissional - torna-se muito tênue. Logo, é recomendável que a pessoa evite divulgar informações delicadas sobre a organização (questões internas, por exemplo). E, se o fizer, que sejam dados  de caráter público, diz Abreu.

2.  Que fique claro: o Twitter é um ambiente público
Antes de tuitar,  você deve discernir o que falaria em público e o que comentaria apenas em ambientes privados. Além de a mensagem ficar registrada – mesmo que seja apagada, alguém pode copiar a tela com a mensagem e repassá-la -, a grande  visibilidade do Twitter amplifica a repercussão do que é escrito. Isso quer dizer que você tem de pensar bem antes de escrever qualquer mensagem no microblog. E nunca digitar no calor do momento, sob o risco de ser mal interpretado.

3. Evite colocar seu cargo na empresa para a qual trabalha
Uma vez que a sua empregadora se julgar atingida por sua postura nas redes sociais, ela pode demiti-lo, alerta Vivian Pratti, advogada do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados. E, se você se identificar no microblog com o cargo que ocupa na empresa, abre-se a brecha para uma possível demissão por justa causa, pois a companhia pode alegar que houve vínculo direto com ela. Portanto, se o seu perfil não for criado especificamente com a intenção de ser corporativo, é melhor não se apresentar como profissional de uma companhia. 
   
4. Evite falar mal das empresas concorrentes
Segundo Manoel Fernandes, diretor da Bites, consultoria de planejamento estratégico em redes sociais, não é de bom-tom criticar concorrentes da empresa para a qual você trabalha. Isso pode criar uma saia justa na organização, principalmente pelo fato de que, no Twitter, a diferença entre o pessoal e o profissional se dilui – uma palavra sua pode ser vista como uma visão da companhia.

5. Cuidado com comentários sobre temas polêmicos
O Twitter é um meio excelente para difundir informação e troca de opiniões sobre diversos assuntos. Mas é sempre bom tomar cuidados com comentários temas espinhosos, como religião, política e opções sexuais, apenas para citar alguns exemplos.

Postagens