sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Facebook compra fb.com e planeja novo sistema de mensagem



FONTE: Alison Diana | InformationWeek EUA
13/01/2011

Rede social desembolsou 42 vezes mais do que o estipulado para a compra do domínio facebook.com


O Facebook adquiriu o domínio fb.com da American Farm Bureau Federation por um valor superior a U$ 8,5 milhões, mais de 42 vezes o valor que a companhia pagou originalmente pela Facebook.com.

O CEO da companhia, Mark Zuckerberg , anunciou em novembro que o gigante da mídia social tinha comprado o domínio da organização de agricultura por uma quantia não revelada. Na sua reunião anual, entretanto, a empresa sem fins lucrativos American Farm Bureau – que agora usa fb.org – revelou que ganhou U$ 8,5 milhões de dólares  pela venda de um par de domínios, de acordo com a Reuters. O grupo está impedido de revelar o comprador, disse a Reuters.

“A Farm Bureau concordou em vender pra gente o fb.com e nós em retorno concordamos em não vender subsídios farmacêuticos”, Zuckerberg foi citado no TechCrunch.
Clique no fb.com hoje, e os usuários serão direcionados para o facebook.com. De início, relatórios online especularam que os empregados iriam usar o domínio para comunicação interna. Mas alguns relatórios especulam que o Facebook planeja incorporá-lo em uma versão mais eficiente de mensagens, que mescla SMS, mensagens instantâneas, chat e email em uma única interface.

Com o Facebook Messages , o sistema atribui aos usuários um e-mail personalizado da rede social que aparece na caixa de entrada do site. Desde que os funcionários do Facebook já utilizam o facebook.com para seus e-mails, a companhia precisava de outro domínio, de acordo com Mashable. O novo messaging – que Zuckerberg descreve frequentemente como “não email” – está passando por uma implantação gradual, disse Joel Seligstein, um engenheiro da rede social, no blog da companhia. 

“Nós também estamos fornecendo o endereço de e-mail @facebook.com para todas as pessoas que quiserem. Agora as pessoas podem compartilhar via e-mail com os amigos, se estiverem online no Facebook ou não. Que fique claro, Messages não é um e-mail. Não existe linha de assunto, não tem cc (com cópia), não tem cco (com cópia oculta), e você pode enviar uma mensagem pressionando a tecla Enter. Criamos um modelo mais parecido com um chat e reduzimos o  número de coisas que se precisa fazer para mandar uma mensagem”, disse em novembro.

Em agosto de 2005, O Facebook comprou o Facebook.com por U$ 200 mil.

Postagens