quinta-feira, 3 de março de 2011

Na loteca dos diálogos não aposte nas três colunas

Por Márcio Teixeira, diretor executivo

Como eu disse ontem, os bons e maus diálogos contém emoções. 
Não imagine nunca que diálogos saudáveis são feitos por robôs disfarçados de gente.
“O erro que cometemos em relação às intenções é simples, porém profundo: presumimos as intenções dos outros quando na verdade não sabemos nada, apenas supomos. Pior é que quando não temos certezas das intenções dos outros, geralmente decidimos que são más” (Conversas difíceis, pg. 36).

Logo, regrinha básica:
Não comece qualquer diálogo achando que está ao lado de anjos e de demônios. Esse fundamentalismo como estilo de vida é um convite à desgraça afetiva, relacional e comportamental. Numa empresa, as normas estabelecidas (claramente ou silenciosamente por imitação) ainda “seguram as pontas” mas assim que você der um passo fora da empresa muito provavelmente essa atitude, fundamentalista, irá arrastar você para a mesma fogueira  onde ficaram atoladas as boas intenções declaradas.

Logo, segunda regrinha básica:
Se você está convicto das suas boas intenções não precisa sair declarando a torto e a direito. Basta que você saiba e as coloque em prática. E qual é o melhor lugar para fazer isso?  Uma caixa de chocolates para quem disse “uma reunião”.
Se cada pessoa presente numa reunião, consciente que está ali para colaborar e ser objetivo, calar todas as vozes da mente que palpitam sobre o que os outros fazem e dizem, ufa!, que alívio, a reunião já nasceu destinada a ser curta, produtiva e fluente.
Exercício: após sair de uma reunião em que você falou pouco, ouviu e pensou muito, pegue um bloco de rascunhos e descarregue toda a sua carga mental. Eureca! De repente você vai perceber que algo importante e que agrega algo a tudo o que foi dito e pedido aparecerá. Parabéns você acabou de dar sua colaboração para um mundo melhor.

E isso nos leva de volta ao começo. Cravar nas três colunas é dizer que você sabe tudo, que o outro não sabe nada e que aquele idiota que presidiu a reunião (e que colocou o pescoço a prêmio diante da diretoria) não sabe nada. Ponha-se no lugar dele antes de levar sua sugestão e sua crítica. O mundo agradece.
Amanhã tem mais. Abraço a todos.

Postagens