terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ser competente ou ser herói?

Atualmente há uma tendência no mercado de trabalho onde todos devem ser extremamente centrados e corretos, porém para uma empresa “andar para frente” é necessário haja momentos em que fará o incerto e o duvidoso.
É comum hoje em dia numa reunião alguém transferir a responsabilidade para outra pessoa e falar “a empresa deveria agir de uma forma X, Y ou Z”. É a típica pessoa onde apenas aponta o defeito, mas nunca traz a solução. Hoje em dia é preciso que as pessoas quebrem esse paradigma de pensar que apenas seus superiores devem delegar funções a elas.
Se pararmos para interpretar a palavra competência de uma forma mais habitual, trazemos o resultado que “uma pessoa competente é aquela que busca sempre dominar o assunto no qual esta trabalhando, e que também saiba aplicá-los de modo pertinente a situação.” E no caso da palavra herói podemos entender que "Herói é uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica".
Com base nessas duas interpretações podemos tirar uma conclusão de que a maioria das pessoas se prendem mais em ser competentes do que heróis. Ser herói não significa ter super poderes ou fraqueza por kriptonita e sim conseguir superar os desafios que irão enfrentar no dia-a-dia de uma forma criativa.
Hoje o que você busca é viver sempre na mesmice ou ser criativo? Arriscar ou acomodar-se? Ser competente ou herói?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens