quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ações motivacionais


Que todo mundo tem seus problemas pessoais, isso todo mundo sabe. Porem cada empresa ira tratar o assunto de sua maneira. Alguns lideres simplesmente irão ignorar o problema daquele funcionário acreditando que o seu problema não afetara nos resultados da equipe e consequentemente no resultado da empresa como um todo. No mundo perfeito os problemas pessoais jamais iriam influenciar na vida profissional ou vice versa. Só que todos têm ciência que isso não acontece, infelizmente.
Claro que o correto a ser feito em relação a isso, é não deixar que problemas pessoais passem a ser frequentes no dia-a-dia profissional.
Todavia há no mercado de trabalho aqueles lideres onde buscam ajudar seus funcionários até onde podem, pois esses sim têm a ciência que o ajudando, seu desempenho na empresa ira aumentar.
E para dar esse up na vida do funcionário, pode ocorrer de várias formas como, por exemplo, um bate papo, combinar um happy hour para ver se em um ambiente diferente da empresa ele consegue tratar melhor sobre o assunto, ou esse problema pode ser disseminado com dinâmicas e/ou palestras motivacionais.
A vantagem de fazer essas ações dentro da empresa é que alem de ajudar na solução do problema motivacional daquele funcionário, o espírito de equipe aumenta muito.
Isso é algo que ao parecer pode ser complicado, mas analisando corretamente, pode solucionar o problema.
Só que cuidado, não pense que motivar ira solucionar os problemas. Naquele momento irá “solucionar”, porem em médio prazo aquele problema poderá repetir e se não for tomada outra providencia, o problema será apenas prolongado e nunca solucionado. 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ser competente ou ser herói?

Atualmente há uma tendência no mercado de trabalho onde todos devem ser extremamente centrados e corretos, porém para uma empresa “andar para frente” é necessário haja momentos em que fará o incerto e o duvidoso.
É comum hoje em dia numa reunião alguém transferir a responsabilidade para outra pessoa e falar “a empresa deveria agir de uma forma X, Y ou Z”. É a típica pessoa onde apenas aponta o defeito, mas nunca traz a solução. Hoje em dia é preciso que as pessoas quebrem esse paradigma de pensar que apenas seus superiores devem delegar funções a elas.
Se pararmos para interpretar a palavra competência de uma forma mais habitual, trazemos o resultado que “uma pessoa competente é aquela que busca sempre dominar o assunto no qual esta trabalhando, e que também saiba aplicá-los de modo pertinente a situação.” E no caso da palavra herói podemos entender que "Herói é uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica".
Com base nessas duas interpretações podemos tirar uma conclusão de que a maioria das pessoas se prendem mais em ser competentes do que heróis. Ser herói não significa ter super poderes ou fraqueza por kriptonita e sim conseguir superar os desafios que irão enfrentar no dia-a-dia de uma forma criativa.
Hoje o que você busca é viver sempre na mesmice ou ser criativo? Arriscar ou acomodar-se? Ser competente ou herói?

Postagens