Que todo mundo tem seus problemas pessoais, isso todo mundo sabe. Porem cada empresa ira tratar o assunto de sua maneira. Alguns lideres simplesmente irão ignorar o problema daquele funcionário acreditando que o seu problema não afetara nos resultados da equipe e consequentemente no resultado da empresa como um todo. No mundo perfeito os problemas pessoais jamais iriam influenciar na vida profissional ou vice versa. Só que todos têm ciência que isso não acontece, infelizmente.
Claro que o correto a ser feito em relação a isso, é não deixar que problemas pessoais passem a ser frequentes no dia-a-dia profissional.
Todavia há no mercado de trabalho aqueles lideres onde buscam ajudar seus funcionários até onde podem, pois esses sim têm a ciência que o ajudando, seu desempenho na empresa ira aumentar.
E para dar esse up na vida do funcionário, pode ocorrer de várias formas como, por exemplo, um bate papo, combinar um happy hour para ver se em um ambiente diferente da empresa ele consegue tratar melhor sobre o assunto, ou esse problema pode ser disseminado com dinâmicas e/ou palestras motivacionais.
A vantagem de fazer essas ações dentro da empresa é que alem de ajudar na solução do problema motivacional daquele funcionário, o espírito de equipe aumenta muito.
Isso é algo que ao parecer pode ser complicado, mas analisando corretamente, pode solucionar o problema.
Só que cuidado, não pense que motivar ira solucionar os problemas. Naquele momento irá “solucionar”, porem em médio prazo aquele problema poderá repetir e se não for tomada outra providencia, o problema será apenas prolongado e nunca solucionado.